Cursos de curta duração

Clique aqui e conheça o catálogo de cursos disponíveis

Para solicitar a realização de cursos, entre em contato com a Escola DIEESE ou com o Escritório Regional do DIEESE (ER) do seu estado.

Mais informações pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br

Comunicação e expressão para dirigentes sindicais (curso on-line)

O curso tem como objetivo aprimorar a habilidade de compreender e ser compreendido no exercício da ação sindical. Promoverá debates e reflexões sobre as sensações decorrentes da exposição pública. Discutirá a importância da expressão corporal para a comunicação e do planejamento para a apresentação de um discurso ou intervenção. Com foco na expressão verbal, serão aplicados exercícios e reflexões sobre comunicação.

Carga horária: 16 horas (12 horas com as formadoras e 4 horas em atividades complementares)

Atividade cancelada!

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br

Produzindo conteúdo: estratégias de comunicação no Século XXI (curso on-line)

Aborda o funcionamento da internet, mídias digitais e redes sociais e a construção de estratégias de atuação para novas formas de se comunicar. Tratará de linguagens verbais, sonoras e visuais e da produção de um plano de mídia para conectar pessoas, causar impacto e gerar engajamento nas plataformas digitais.

Carga horária: 16 horas (8 horas com o formador e 8 horas em atividades complementares)

Relações étnico-raciais, gênero e desalento

Discute o papel das relações étnico-raciais para entender a estruturação da força de trabalho brasileira marcada pela heterogeneidade. A partir desse enfoque, será analisada a inserção da população feminina de cor preta enquanto grupo de maior exposição ao fenômeno da subutilização e desalento no mercado de trabalho. Debaterá características do racismo que estabelecem limites para a obtenção de cidadania pelos grupos sub-representados. Refletirá sobre preconceitos arraigados de gênero e raça.

Carga horária: 16 horas (8 horas com as formadoras e 8 horas em atividades complementares)

Atividade cancelada!

Para mais informações entre em contato com a Secretaria Acadêmica pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br

Movimento sindical: história e desafios (curso on-line)

Aborda a formação histórica do movimento sindical brasileiro, possibilitando a compreensão da trajetória percorrida até os dias de hoje e a atual estrutura sindical.

Diálogos sobre gênero e trabalho (curso on-line)

O curso aborda a construção da categoria ‘gênero’ e como tal perspectiva foi incorporada enquanto estratégia de ação coletiva transversal, visando equidade nas relações entre capital-trabalho. Problematiza categorias como: exploração do trabalho, divisão sexual do trabalho, vida produtiva e reprodutiva, dominação e opressão.

Trabalho e meio ambiente - Educação a distância (curso on-line)

Aborda questões indispensáveis para o entendimento da crise ambiental em escala global, com o objetivo de capacitar dirigentes e ativistas do movimento sindical para o enfrentamento da questão.

Saúde do trabalhador: desafios em tempos de desconstrução de direitos

Discute a relação saúde-trabalho e diretrizes de ação sindical para enfrentar os processos de adoecimento físico e psíquico dos trabalhadores no contexto
atual. Tem como pano de fundo a problematização dos modelos de organização do trabalho e as assimetrias de poder nas relações de trabalho.

Carga horária: 16 horas

Gestão das Organizações Sindicais

O curso tem como objetivo promover a reflexão sobre a gestão das organizações sindicais; aprimorar mecanismos de gestão dos sindicatos para potencializar o trabalho de dirigentes e assessores; desenvolver modelos de gestão financeira para as entidades, que tenham relação com as necessidades políticas das organizações; e sensibilizar sobre a importância do planejamento da atividade sindical.

Economia para jornalistas e profissionais de comunicação

O curso apresentará fundamentos básicos de economia e do funcionamento das políticas públicas econômicas, a partir do olhar sobre o Brasil. As aulas são voltadas para profissionais de comunicação que precisam retratar assuntos econômicos.

Carga horária: 16 horas | 2 dias

Inscrições: http://competo.dieese.org.br/turmas_abertas.

A realização dos cursos está sujeita à formação de turma.

O reembolso dos valores pagos nas inscrições dos cursos de extensão ocorrerá somente nos seguintes casos:

- 90% do valor pago, em caso de desistência do aluno, informada à Escola DIEESE até, no máximo, 3 dias antes do início do curso
- 100% do valor pago, em caso de cancelamento do curso pela Escola DIEESE

O prazo para reembolso será de até 15 dias.

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Acadêmica da Escola DIEESE pelo e-mail contatoescola@dieese.org.br ou pelos telefones (11) 3821-2150 ou 3821-2155.