Colação de grau da 1ª turma do Bacharelado

• foto843

• foto877

• foto978

A primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho, da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, colou grau em 18 de setembro. Na cerimônia, o grupo formado por 24 alunos recebeu o certificado de conclusão do curso superior. O evento foi realizado no auditório da Escola DIEESE, em São Paulo.

A mesa solene contou com a participação da presidente do DIEESE, Zenaide Honório, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), do diretor técnico, Clemente Ganz Lúcio, do coordenador de educação do DIEESE e diretor da Escola DIEESE, Nelson de Chueri Karam, do secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Cayres, do secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, da diretora Nacional de Assuntos de Cooperativismo e Economia Solidária da NCST, Ledja Austrilino Silva, e da secretária adjunta da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Sandra Faé. A paraninfa da turma foi a professora Dra. Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins, que foi diretora técnica do DIEESE entre 1966 e 1968.

A formanda Dilséa Grebogi conduziu homenagem aos professores Adriana Seabra; Airton Santos; Altair Garcia; Ana Cláudia Cardoso; Daniel Lage; Evandro Nicolau; Lelita Benoit; Fausto Augusto Júnior; Pedro Bezerra; Samuel Souza; e Suzanna Sochaczewski, à diretora adjunta e coordenadora do curso, Sirlei Márcia de Oliveira, e ao diretor da Escola DIEESE. O agradecimento também se estendeu aos funcionários da Escola DIEESE Elayne Collares, Maria Nilza dos Santos Pedroso e Stênia Cássia Pereira, da Secretaria Acadêmica, e Eliana Martins, Marcelo Pires e Vilma Batista, da Biblioteca, e do DIEESE, que atua como instituição mantenedora, Celi Audi e Diego Liberal, da Tecnologia da Informação (TI), Geni Marques, da Comunicação, e Vânia Barreto, do Administrativo. O discurso da primeira turma foi apresentado pelo orador Elenildo Queiroz Santos. O juramento do curso foi coordenado pelo formando Adriano Lateri.

As aulas da primeira turma do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências do Trabalho iniciaram em 1º de agosto de 2012, materializando a motivação que deu origem ao Departamento Intersindical de Estatística de Estudos Socioeconômicos (DIEESE). O DIEESE surgiu como departamento porque deveria ser o embrião da universidade do trabalhador. Em 2015, quando o DIEESE completa 60 anos, se formam os primeiros alunos da Escola DIEESE.

A graduação em Ciências do Trabalho é voltada para pesquisa e produção de conhecimento em questões relacionadas ao mundo do trabalho. O curso foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5. Atualmente, o curso conta com três turmas, a última iniciada no segundo semestre de 2015.

Formandos
- Rodrigo Maciel Silva
- Ronaldo Russi de Domenico
- Ubirajara de None Caputo
- Wilson Gomes Costa de Lira.